As propriedades do cabelo

propriedades cabelo

Para além da estrutura do cabelo em si, existem várias propriedades do cabelo que afetam o seu comportamento. Estas propriedades incluem a elasticidade, a rigidez, a área da secção transversal, a forma, a densidade e a carga estática. A aparência do cabelo no dia-a-dia depende destas qualidades, bem como a resistência do cabelo a água e alongamento. Vamos analisar os dois fatores mais influentes nas propriedades do cabelo — e aqueles sobre os quais um bom cuidado do cabelo tem maior controlo.

Elasticidade e Alongamento
Sempre ouvimos dizer que o cabelo molhado deve ser tratado com cuidado, o que é bem verdade. O cabelo molhado, ao contrário do cabelo seco, é mais sensível à fricção provocada pela escovagem, tornando-se suscetível ao alongamento. Cada vez que exerce pressão sobre o cabelo, está a torná-lo mais quebradiço. O cabelo tratado à base de químicos fica ainda mais vulnerável, pois perdeu a proteção da camada F que o impermeabiliza. O cabelo pode ser esticado até 30% do seu comprimento original sem que sofra danos. Ao ultrapassar os 30%, as alterações na estrutura capilar são irreversíveis. Um alongamento de 80% provoca a quebra do cabelo. Por isso, cuide do cabelo molhado com delicadeza! Use condicionador para manter o cabelo bem hidratado e desembarace-o com um pente de dentes largos. 

Eletricidade estática e cabelo rebelde
De uma forma geral, o problema do cabelo com eletricidade estática ocorre sobretudo durante o inverno, que é quando este está mais desidratado. O cabelo estragado fica mais suscetível ao aspeto de quem acabou de enfiar os dedos numa tomada elétrica em pleno inverno, e mais ainda, se o escovou a seguir. A melhor maneira para evitar isto é manter o seu cabelo muito hidratado e bem condicionado. Os tratamentos sem enxaguar, os champôs e os sprays hidratantes são verdadeiros salva-vidas. O segredo consiste em limitar ao máximo a escovagem e manter o cabelo hidratado.