CABELO FORTE E DETERMINADO

Hygiene_Root_of_Hair_Loss

Muitas de nós sonham com um cabelo forte, espesso e abundante, mas esta robustez também dá azo a algumas dúvidas e coloca alguns desafios.É cada vez mais difícil conseguir o equilíbrio entre as expectativas de exibir uma trança brilhante e aquilo que a maior parte de nós, efetivamente, exibe. E porquê? As imagens que vemos das celebridades levam-nos a crer que a norma é ter um cabelo reluzente e abundantemente espesso. Aquilo que se vê nos cartazes pode ser intimidante, mas conseguir um cabelo forteé
verdadeiramente possível e mais fácil quando se conhecem as causas da queda e da quebra de cabelo e ainda as melhores formas de prevenção e tratamento.

A quantidade de cabelo que perco é normal?De acordo com a Dra. Vicky Jolliffe, dermatologista especializada em queda de cabelo, é normal perdermos entre 100 e 150 fios de cabelo por dia e este número pode aumentar nos meses mais quentes. As causas da perda de cabelo incluem problemas de saúde, medicamentos, stress prolongado e alterações hormonais. A Dra. Jolliffe acrescenta ainda que os fatores nutricionais são também muito importantes para o ciclo capilar e verificou-se um aumento da perda de cabelo em pessoas com problemas de tiroide, baixo índice de ferro ou baixo índice de vitamina D. No que diz respeito ao stress, a Dra. Jolliffe diz que, pela sua experiência, o aumento da perda de cabelo nas mulheres costuma ser uma resposta ao stress. “Dietas radicais, doença, cirurgias recentes e parto são fatores conhecidos como dando origem ao aumento da perda de cabelo, alterando o ciclo do cabelo do crescimento para a perda.”

Qual é a solução?Um dermatologista terá de fazer um diagnóstico personalizado antes de prescrever algo específico, mas a Dra. Jolliffe diz que, de um modo geral, aconselha as doentes a ingerir vitaminas para melhorar a saúde do cabelo. A utilização do ferro de alisar ou do secador todas as manhãs também contribui para a eventual quebra e queda de cabelo. Minimizar os traumas infligidos ao cabelo e ao couro cabeludo também ajuda na prevenção.

O que provoca a quebra do cabelo?Embora o cabelo seja um dos materiais naturais mais fortes do mundo, pode quebrar – especialmente devido a um processamento e modelação excessivos e à exposição a fatores ambientais prejudiciais, como os raios UV e certos minerais. A modelação pode ser particularmente prejudicial para o cabelo molhado ou húmido. Provou-se que o cabelo molhado quebra 15 vezes mais depressa do que o cabelo seco porque a água altera a cutícula do cabelo e deixa-o mais suscetível a danos. Pintar o cabelo e a acumulação de materiais prejudiciais, como o cobre, também podem levar à quebra, visto que ambos interferem com a estrutura capilar.

Qual é a solução?Depois de limpar e antes de pentear ou fazer o penteado, retire o excesso de água do cabelo molhado envolvendo-o numa toalha. O cientista da Pantene, Mike Davis, especialista em quebra do cabelo, aconselha: “Um condicionador é muito importante para diminuir o desgaste provocado pela modelação”. Um pente de dentes largos é o ideal para desembaraçar o cabelo, não uma escova. Quanto a manter a cor intacta, utilizar champôs e condicionadores especialmente formulados para cabelo tratado com cor pode proteger contra a quebra ao diminuir os danos na fibra capilar. Os champôs da Pantene conferem uma proteção ainda maior com a tecnologia de bloqueio de danos com antioxidantes, que previne a acumulação de materiais prejudiciais .Assim, algures entre o horrível e o espetacular, as tranças das celebridades são belíssimas, num cabelo fácil de pentear e forte que mostra que é possível mantê-lo tão saudável quanto possível.

Hygiene_Reducing_Breakage