O dia do cabelo "mau" cientificamente investigado: Porque é importante ter um cabelo bonito

 bad hair day

Quer seja justo ou não, todos nos fazemos julgamentos e pressupomos coisas com base em aparências.

Um estudo efetuado por cientistas nos Estados Unidos, com recurso à mais recente tecnologia "eye-tracking" (medição e monitorização dos movimentos oculares), revelou alguns dados interessantes sobre a perceção positiva que as pessoas têm de uma mulher com um cabelo bonito, brilhante e visivelmente saudável. A conclusão deste estudo é que os “bad hair days”, dias de cabelo mau, existem mesmo!

A prova: Tecnologia "Eye-Tracking"
A tecnologia "eye-tracking" é fascinante. Esta tecnologia funciona através de um sistema de emissão de raios infravermelhos de 50 HZ e uma câmara sofisticada, que capta e mede o reflexo da luz nas pupilas de uma pessoa quando esta olha para algo, como por exemplo para um cabelo bonito. Graças a esta tecnologia, os cientistas conseguem observar o comportamento visual inconsciente das pessoas e calcular exatamente para onde a pessoa está a olhar e monitorizar a concentração do olhar sobre os cabelos, quer se trate de um cabelo bonito ou não. E o local para onde os olhos se dirigem é revelador das suas verdadeiras opiniões.

Como foi realizado o estudo
Para a realização deste estudo com recurso à técnica eye-tracking, os cientistas da Pantene Pro-V selecionaram sete mulheres de forma aleatória. Antes do estudo, as mulheres foram fotografadas, recorrendo a uma iluminação controlada e a uma câmara de distância focal, primeiro com o cabelo pouco cuidado, por lavar e pentear e, em seguida, com o cabelo bonito, lavado e penteado com produtos Pantene Pro-V. Tanto as expressões faciais como a maquilhagem foram rigorosamente controladas para garantir uniformidade entre as fotografias do antes e do depois. As participantes foram avaliadas por um painel constituído por 36 homens e mulheres. Os critérios avaliados consistiam na beleza do rosto e do cabelo, de acordo com as fotografias antes e após o penteado, tiradas de frente e de costas.

O impacto de um cabelo pouco cuidado
Antes de lavarem e de pentearem o cabelo com os produtos Pantene Pro-V, estimou-se que a idade média das participantes com cabelo comprido seria de 29,5 anos. Todavia, após lavarem e pentearem o cabelo com os produtos Pantene Pro-V, e dado o contraste entre um cabelo bonito e o look anterior descuidado, a média estimada de idade das mesmas participantes desceu para 25,8 anos, ou seja, uma diferença de mais de quatro anos.
O impacto causado por um cabelo pouco cuidado não fica por aqui. O estudo revelou ainda até que ponto as pessoas atribuem traços de personalidade baseadas apenas na aparência física e, em particular, num cabelo bonito. Por exemplo, em termos de personalidade, as participantes com o cabelo pouco cuidado foram designadas como “preguiçosas”, “despreocupadas”, “descuidadas”, “rebeldes”, “incontroláveis” e “apressadas”.

Além disso, o estudo demonstrou que quando o cabelo apresenta um aspeto descuidado, é nele que o olhar se fixa: precisamente nos pontos negativos como o cabelo eriçado e rebelde, encrespado, cheio de nós e com pontas secas. Contudo, nas fotografias em que as mulheres apresentavam um cabelo bonito, lavado, brilhante e penteado, os olhares concentraram-se no rosto e nas madeixas brilhantes que o enquadravam. Isto prova que um cabelo descuidado distrai o olhar e que um cabelo bonito atrai o foco da atenção para os atributos positivos do rosto. E quem quer parecer ter mais 4,1 anos por causa de um cabelo pouco cuidado?

A glória de um cabelo bonito
Ao mesmo tempo que um cabelo feio suscita comentários menos abonatórios sobre a idade ou personalidade de uma mulher, um cabelo bonito faz com que as pessoas digam "um cabelo bem tratado torna uma mulher mais atraente", "ela parece mais profissional" e "ela é alguém que cuida de si". Um cabelo bonito permite realçar o melhor de cada mulher. É evidente que o rosto, quando combinado com um cabelo bonito e saudável, adquire uma nova composição e equilíbrio, é mais agradável à vista e é mais atraente.

Então o que é que podemos reter deste estudo para que você alcance a glória? Estudos de seguimento ocular demonstram que o cabelo é um fator essencial na forma como as mulheres são vistas pelos outros, e sugerem que quando uma mulher tem um cabelo bonito e saudável, os outros julgam-na mais nova e mais bonita fisicamente, mas também com uma personalidade forte e interessante. Também comprovam que os "dias de cabelo bom" não se referem somente a um cabelo bonito, mas estão também associados a uma perspetiva e filosofia de vida positivas. Pantene Pro-V oferece-lhe as ferramentas para maximizar o seu verdadeiro potencial!