Cabelo danificado: desgaste e danos quotidianos
O cabelo é por natureza bastante robusto e consegue suportar muitos abusos de styling, mas mesmo assim pode ficar danificado pelo excesso de escovagem, especialmente se estiver molhado e/ou embaraçado. As escovas de metal são um perigo, tal como cardar o cabelo (cuidado com os penteados volumosos!), uma vez que empurram as escamas da cutícula para trás e podem danificar o cabelo. Quando o cabelo é cardado, as delicadas escamas da cutícula são levantadas e, ao passar novamente a escova por esses fios, o cabelo parte.
O calor é uma causa comum do cabelo danificado, seco e difícil de pentear. Ele retira hidratação aos fios, que é crucial para um aspeto sedoso. Se um aparelho estiver demasiado quente, pode fazer com que a água presente no cabelo ferva e se formem bolhas de calor dentro da fibra capilar! Como é óbvio, isto também prejudica o cabelo. Para ajudar a manter o seu cabelo suave e com um aspeto saudável, reduza o uso de calor ao mínimo e configure os seus aparelhos de styling para a temperatura mais baixa possível.
Reparação de danos!
É muito mais fácil tratar o cabelo antes que este fique danificado. Infelizmente, se a cutícula estiver significativamente danificada, a estrutura capilar não pode ser reparada a 100%. Este é um daqueles casos em que mais vale prevenir do que remediar, e a sua melhor arma é o condicionador. A estrutura interna do cabelo assenta em fortes ligações de enxofre e ligações de hidrogénio mais fracas. Sem hidratação suficiente, o número de ligações de hidrogénio pode diminuir. O condicionador permite restabelecer as ligações de hidrogénio e melhora a hidratação do cabelo, reforçando a impermeabilidade da cutícula.
Conhecer profundamente as causas do cabelo danificado é o primeiro passo para ter e manter um cabelo bonito, e esta lista apresenta alguns dos erros mais comuns:
Não conhecer o seu próprio cabelo escolher os produtos de cuidado e styling errados. Conheça o seu cabelo para evitar danificá-lo.
Aclarar o cabelo mais do que este pode tolerar pode causar danos. A regra geral é que não deve alterar a cor do seu cabelo mais do que dons tons mais claro ou dois tons mais escuro do que a sua cor natural.
Tentar corrigir continuamente erros anteriores. Todos já passámos por desastres capilares, mas por vezes é melhor sofrer um pouco e deixar que o cabelo danificado cresça e recupere do erro, quer tenha sido um corte ou uma mudança de cor, ou ambos, em vez de voltar a cortá-lo ou tentar "corrigir" a cor, o que pode danificá-lo ainda mais. Um pouco de paciência irá permitir-lhe poupar tempo e dinheiro.
Não aplicar condicionar frequentemente. Tem mesmo de aplicar condicionador sempre que lava o cabelo.