Os rostos são como impressões digitais, não há dois exatamente iguais. Muitos de nós estamos familiarizados com as descrições de formato do rosto, como coração, pera, redondo, retangular e quadrado, mas a abordagem " esse penteado encaixa nesse rosto " não funciona. O fator-chave a ter em consideração é a proporção.
Vamos olhar para o rosto em três zonas:
Zona 1: A sua testa
Zona 2: A linha das suas sobrancelhas até à ponta do seu nariz
Zona 3: A ponta do seu nariz até à parte inferior do seu queixo
Se essas três áreas forem iguais em proporção, o seu rosto é bem equilibrado e pode usar uma variedade de cortes e penteados. A maioria de nós, no entanto, terá áreas que são diferentes em tamanho, de modo que o objetivo será o de escolher um corte e penteado que ajude a equilibrar o seu rosto. Se a sua testa (zona 1) é maior do que as outras duas zonas do seu rosto, por exemplo, deve considerar cortes suaves. Se a zona 3 (a área da ponta do seu nariz até à parte inferior do seu queixo) é menor do que as zonas 1 e 2, um corte escadeado comprido e suave, que caia para a frente do seu rosto ficar-lhe-á bem Se a seção 2 é maior do que as seções 1 e 3, pode tentar um corte e penteado que mantenha o seu cabelo afastado das maçãs do rosto - um escadeado que não caia para a frente do rosto.
"Além de equilibrar as proporções faciais, o corte e penteado certo pode criar a ilusão de um cabelo suave e espesso, pode tirar o máximo partido dos seus caracóis, se tem o cabelo encaracolado ou pode tornar o seu cabelo mais comprido do que é na realidade. Um bom cabeleireiro pode tomar em consideração a estrutura, densidade e textura do seu cabelo, bem como o seu estilo de vida para ajudar a escolher o corte e o penteado certos para si."