O impacto de um cabelo pouco cuidado
Antes de lavarem e de pentearem o cabelo com os produtos Pantene Pro-V, estimou-se que a idade média das participantes com cabelo comprido seria de 29,5 anos. Todavia, após lavarem e pentearem o cabelo com os produtos Pantene Pro-V, e dado o contraste entre um cabelo bonito e o look anterior descuidado, a média estimada de idade das mesmas participantes desceu para 25,8 anos, ou seja, uma diferença de mais de quatro anos.
O impacto causado por um cabelo pouco cuidado não fica por aqui. O estudo revelou ainda até que ponto as pessoas atribuem traços de personalidade baseadas apenas na aparência física e, em particular, num cabelo bonito. Por exemplo, em termos de personalidade, as participantes com o cabelo pouco cuidado foram designadas como “preguiçosas”, “despreocupadas”, “descuidadas”, “rebeldes”, “incontroláveis” e “apressadas”.
Além disso, o estudo demonstrou que quando o cabelo apresenta um aspeto descuidado, é nele que o olhar se fixa: precisamente nos pontos negativos como o cabelo eriçado e rebelde, encrespado, cheio de nós e com pontas secas. Contudo, nas fotografias em que as mulheres apresentavam um cabelo bonito, lavado, brilhante e penteado, os olhares concentraram-se no rosto e nas madeixas brilhantes que o enquadravam. Isto prova que um cabelo descuidado distrai o olhar e que um cabelo bonito atrai o foco da atenção para os atributos positivos do rosto. E quem quer parecer ter mais 4,1 anos por causa de um cabelo pouco cuidado?