O que é a queda do cabelo?

causas queda cabelo

A perda de 150 fibras de cabelo por dia é considerada normal, como parte do ciclo natural do crescimento do cabelo. No entanto, a perda de cabelo pode exceder 150 fibras por dia, o que pode ser o resultado de uma variedade de fatores, tais como o styling excessivo com aparelhos quentes, os tratamentos químicos em excesso e ainda os factores ambientais, como as mudanças de estação. Com o tempo, esses fatores externos podem danificar a estrutura da fibra capilar, resultando em quebra e queda de cabelo - que se torna evidente  quando executa uma escovagem ao longo do seu comprimento e descobre fios quebrados que ficam na escova.

ESCOVAR O CABELO ACELERA A SUA QUEDA

Se sonha em poder escovar o cabelo sem que este fique agarrado à escova, não está sozinha. A queda do cabelo é um problema comum a muitas mulheres, mas, como a maioria evita falar sobre o assunto, a solução nem sempre é óbvia. A escovagem elimina fios de cabelo que estavam, à partida, prestes a cair, mas não aumenta a probabilidade de queda nem agrava um problema existente. Se tiver o cabelo embaraçado, comece por escovar as pontas, de forma a não exercer pressão excessiva sobre a haste do cabelo. Igualmente, evite escovar o cabelo quando estiver molhado, porque é quando está mais vulnerável aos danos. Não precisa de sair para a rua com o cabelo por pentear, porque tem medo que este caia: a escovagem diária não acelera a perda de cabelo.

O STRESS PROVOCA QUEDA DE CABELO

Um mito frequente acerca da queda do cabelo é que esta pode ser despoletada pelo stress. Perdemos normalmente entre 50 e 80 fios de cabelo por dia, embora situações de stress possam de facto provocar a queda de cabelo. Se estiver a atravessar um período de grande pressão e notar uma queda excessiva do cabelo, consulte o seu médico. Este é um mito sobre a queda do cabelo que se pode tornar realidade.

Mitos desconstruídos! 

1. Mito: Lavar demasiado o cabelo faz com que ele caia?
Não se preocupe - pode lavar o cabelo as vezes que quiser. O champô apenas remove o cabelo que já caiu. Os champôs e condicionadores atuais são formulados para melhorar a saúde do cabelo, mesmo com uso diário, por isso, não faz mal se lavar o cabelo todos os dias.


2. Mito: A queda de cabelo é apenas uma questão hereditária? 
A hereditariedade é a causa mais comum de perda de cabelo, mas não é a única causa. 
A maior parte do cabelo caído que vê na escova está relacionado com o cabelo que vai sendo danificado até quebrar e cair. Quanto maior for a extensão do dano, mais cabelo cairá.


3. Mito: Cortar o cabelo faz com que volte a crescer mais espesso.  
É uma ilusão de ótica. O cabelo parece mais espesso porque quando é cortado e tem um bom formato, tem tendência a parecer mais saudável e também pode ajudar a criar uma sensação "falsa" de volume. Mas cortar o cabelo não o faz crescer mais depressa ou mais espesso.