Pantene identificou quatro aspetos críticos de um brilho "ice-like": suavidade, pureza, regularidade e refletividade. Vejamos estes aspetos, um por um.
Suavidade: A superfície brilhante, como a de um cabelo saudável, deve estar livre de nós e pontas ásperas. As imperfeições da superfície podem diminuir severamente o brilho. A superfície da cutícula deve estar idealmente sem arranhões ou rasgos.
Pureza: Para uma melhor profundidade de cabelo brilhante, as camadas da cutícula não devem estar embaciadas com minerais que a tornem opaca ou com produtos de styling.
Regularidade: Um cabelo brilhante, como um cristal, precisa de regularidade uniforme de modo a que a luz se possa refletir no cabelo num ângulo controlado. O aumento da regularidade do cabelo pode minimizar a dispersão da luz e dar-lhe uma maior intensidade de brilho.
Refletividade: Uma superfície naturalmente reflexiva do cabelo pode ser melhorada com certos ingredientes que refletem a luz de forma brilhante para maximizar o brilho do cabelo.